Sem categoria

Recomendações básicas para o cuidado do uso da água

uso_da_agua

Aqui estão os três primeiros passos para alcançar o uso eficiente da água em sua casa. Você deve conhecer o consumo de sua casa para poder aplicar as medidas necessárias para sua poupança durante as atividades diárias que envolvem seu uso.

uso_da_agua

1º Passo: Conheça o seu consumo atual de água e compare-o com o consumo doméstico médio diário por pessoa.

Este primeiro passo é essencial para tomar consciência do seu consumo de água, estabelecer se é excessivo ou não e determinar as necessidades de mudanças nos seus hábitos e nas instalações sanitárias e domésticas. 

As datas entre a leitura anterior e a última leitura do seu medidor estão indicadas no bilhete de água. Ao dividir este consumo mensal pelo número de dias e pelo número de pessoas que compõem sua família, você obterá o consumo diário por pessoa.

Passo 2: acompanhe a evolução do seu consumo.

Depois de saber o seu consumo atual, você deve olhar para a sua evolução, uma vez que isso permitirá detectar possíveis vazamentos ou mau funcionamento de seus aparelhos sanitários e domésticos.

Leia o seu medidor quando você não tem consumo: na hora de dormir, anote o número do medidor e leia-o novamente pela manhã. Se o número não foi alterado, não há vazamentos, mas se ele mudou, entre em contato com a empresa de saúde para solicitar uma inspeção ou diretamente com o seu posto de gasolina.

Nos bilhetes de água de algumas cidades, o histórico de consumo é incluído, o que permite um fácil monitoramento. De qualquer forma, você pode escrever neste manual a evolução do seu consumo nos últimos meses. Verifique o capítulo do medidor.

3º Passo: verifique seus aparelhos sanitários, seus hábitos de consumo e decida sobre as mudanças técnicas necessárias.

Esta última etapa é a mais longa das três e mostramos abaixo:

a) no banheiro

Com 65% do uso de água dentro da casa, é o local com o maior consumo de todos. 

Reparar vazamentos:

Descubra se o banheiro não está vazando. Um banheiro que vaza pode gastar na ordem de 200.000 litros (200 m3) por ano! Se o vazamento for importante, o ruído da água corrente será ouvido, mas para vazamentos menos importantes, o seguinte deve ser feito:

Coloque um corante no tanque do toalete, espere 15 minutos e verifique a ausência de corante no vaso sanitário. Se a xícara tiver corante, há um vazamento que pode ser devido a um desses motivos:

  • A borracha não está inserida corretamente em seu lugar
  • Cal ou corrosão cobrir a borracha
  • O sistema de download está quebrado

Mudanças nos hábitos de consumo:

  • Remova a tampa do tanque e despeje uma garrafa de plástico cheia de água. Cada vez que você jogar a corrente, menos água sairá, o que será necessário apenas para obter uma limpeza adequada.
  • Puxe a corrente do vaso sanitário somente quando necessário; Não use como cinzeiro ou lixeira. Você economizará 6 a 12 litros de água que a lagoa contém a cada vez.
  • Não use o banheiro como uma lata de lixo, coloque uma lata.
  • Quando você escovar os dentes, use um copo, não deixe a chave aberta, pois pode desperdiçar quase 20 litros de água.
  • Encha moderadamente a pia para lavar o rosto, as mãos ou fazer a barba. Economiza 12 litros por minuto. Uma torneira aberta gasta mais água do que você imagina: 5 a 10 litros vão para o ralo a cada minuto. Encha a pia ao fazer a barba, você só vai usar 5 litros de água.
  • Um chuveiro pode usar mais água do que uma banheira. Idealmente, use um chuveiro normal e não a pressão e gaste apenas cerca de cinco minutos. Ao tomar banho, feche a chave enquanto estiver ensaboando. Você economizará uma média de 150 litros a cada vez.
  • Não deixe a água correr e use-a somente quando você realmente precisar dela.
  • Corrigir todas as chaves pingando. Aplique estas dicas: conserte todas as chaves com vazamento e verifique as chaves fechadas incorretamente. Você pode economizar até 180 litros por mês.

b) Na cozinha

Este local representa 10% do consumo total de água dentro da casa. 

Reparar vazamentos:

Descubra se as chaves não estão vazando. O gotejamento de uma chave representa o desperdício de 30 litros por dia, ou seja, mais de 10.000 litros (10 m3) por ano! 

Aqui estão algumas dicas para detectar e reparar vazamentos. 

Primeiro, para detectar possíveis vazamentos de água, o medidor deve ser lido. Leia o seu medidor quando você não tem consumo: na hora de dormir, anote o número do medidor e, pela manhã, leia-o novamente. Se a figura não mudou, não vaza, mas se mudou há vazamentos.

Antes de chamar o gaster, você pode tentar detectar onde estão os vazamentos.

Mudanças nos hábitos de consumo:

  • Não descongele alimentos sob água corrente. Retire a comida da geladeira, removendo-a na noite anterior. Economize pelo menos 15 litros.
  • Se lavar a louça à mão, não a faça com a chave aberta. Use uma fonte para ensaboar e outra para enxaguar.
  • Lave os legumes em uma tigela e não sob a chave aberta. Economizará mais de 10 litros.
  • Mantenha um jarro de água na geladeira para que você não tenha que deixar a torneira aberta até que a água esfrie, especialmente no verão.
  • A água usada para ferver os ovos pode ser usada para regar as plantas uma vez que esfria. Também irá fornecer nutrientes da casca do ovo.

c) Lavar roupa

Lavar roupas representa 20% do consumo de água dentro da casa. 
Mudanças nos hábitos de consumo:

  • Use sua lavadora de carga completa ao ligá-la, portanto serão necessários menos ciclos por semana. Você também deve estar ciente de que a maioria das funções que exigem meia carga é ineficiente, porque elas usam mais da metade da água necessária para uma carga completa. Quando você lava à mão consome 40% mais água.
  • Evite pré-lavagem na máquina de lavar sempre que possível.

Fora de casa 
O uso de água fora de casa pode aumentar o consumo das famílias em pelo menos 50%.

d) limpeza do carro

Hábitos : 
Limpar o seu carro uma vez por mês é bastante amplo. 
Prefiro lavar o carro usando baldes e uma esponja em vez de uma mangueira. Você também pode comprar toalhas especiais para lavar o veículo que não precisam de água. Lavar o carro com uma mangueira pode significar um consumo de cerca de 500 litros de água.

e) Limpar as ruas / pátio do jardim

Para a limpeza das ruas e pátio do jardim o uso de uma vassoura e uma pá para recolher permite economizar até 200 litros em frente a uma limpeza com mangueira.

f) O jardim

Escolha de espécies

  • Ao selecionar as espécies que farão parte do seu jardim, é preferível levar em consideração as plantas nativas, espécies que resistem ao tipo de ambiente.
  • É aconselhável reduzir as áreas de relva porque é o maior consumidor de água em jardins modernos (na ordem de 6 litros / m2 por dia durante os meses de verão).
  • A área dedicada ao gramado pode ser reduzida substituindo-a por plantas estofadas ou árvores e arbustos cujos requisitos de irrigação sejam muito mais baixos.
  • Você também pode cobrir superfícies de jardim com materiais como pedras, cascalhos, cascas de árvores, etc. É uma das técnicas mais eficazes para reduzir as perdas de água por evaporação, obtendo um efeito estético agradável.
  • O agrupamento de plantas de acordo com suas necessidades de água (zoneamento) permite que eles sejam irrigados de forma mais eficiente: se aqueles que precisam de mais água estiverem juntos, você não deve regar tanto as outras áreas.

Dicas de rega de jardim

  • É conveniente regar nas horas de menos calor; Desta forma, menos água será perdida por evaporação.
  • Você não deve regar os dias de vento forte.
  • Árvores e arbustos recém-plantados requerem rega frequente. No entanto, depois de terem desenvolvido bem as suas raízes (após alguns anos), os riscos serão cada vez menos necessários. Em muitos casos, três ou quatro irrigações serão suficientes no verão e algumas espécies não precisarão de irrigação.
  • É preferível regar árvores e arbustos algumas vezes, mas com generosidade. Eles desenvolverão melhor as raízes e se tornarão mais resistentes a secas.
  • É aconselhável verificar o grau de umidade do solo antes de molhar.

Manutenção

  • É conveniente deixar a grama crescer 5 a 6 cm. Então, você precisará de menos água.
  • A limitação do uso de fertilizantes no verão reduz a demanda por água das plantas.

Agora você pode contribuir com suas próprias experiências para tornar este manual mais robusto e mais útil para você e sua família. Escreva no bloco de notas todas as iniciativas que não foram incorporadas. 

About the author

hotspot

Add Comment

Click here to post a comment